Ligue para nós: +55 11 96438-6789

Email: contato@vida-africa.org

Escolinha Comunitária de Licílio

A vila de Licílio situa-se no distrito de Chibuto, província de Gaza, a cerca de 220 km de distância de Maputo, a capital do país. Ali funciona uma escolinha comunitária sob a responsabilidade da professora Maria Luísa, que esteve presente no primeiro treinamento de educadores realizado pela AVPA em junho de 2006.

 

A grande característica das escolinhas das zonas rurais é que as crianças não falam o português, mas sim, o dialeto local. É um grande desafio para as educadoras porque precisam primeiro desenvolver a comunicação em português para então poderem trabalhar com o programa educativo propriamente dito.

 

A carência da população infantil é ainda mais acentuada, em todos os sentidos, na zona rural. As crianças são muito vulneráveis a doenças, e os cuidados com a higiene e saúde das crianças são ainda mais deficitários nas áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos.

 

A escolinha de Licílio é totalmente mantida pela AVPA, através de doadores que têm se determinado a proteger, cuidar e amar aquelas crianças. São em torno de 40 crianças diariamente alimentadas e tendo acesso à educação de qualidade, que tem sido oferecida a eles através do programa pedagógico do Projeto Vida.

 

A escolinha é totalmente construída em material local, uma espécie de bambu muito fino, que é amarrado com arames, em pequenos feixes, de modo a formar paredes, que posteriormente são cobertas com palha ou folhas de zinco. O chão de areia, as esteiras espalhadas para que as crianças possam se sentar, os pratinhos e tigelas plásticas colocados a um canto da sala, aguardando pela refeição que muitas vezes será a única do dia, são características marcantes da escolinha de Licílio. Tem sido assim por muitos anos, mas mesmo diante destas dificuldades, o trabalho continua a ser feito, e crianças continuam a ser bem cuidadas e amadas naquele lugar. O amor tem feito toda a diferença na vida de cada uma delas.

Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável. Isaías 58:12

FALE CONOSCO

Se precisar de alguma informação, não hesite em nos contatar

Endereço: Av. 30 de janeiro, 52/B – Cidade da Matola/ Matola, Maputo

Telefone: 11 96438-6789

ASSINATURA DE EMAIL MKT

Mantenha-se atualizado de nossas atividades, projetos e desafios

Cadastrando email…

Tente novamente.

Email cadastrado com sucesso!

Outros meios de contato

COPYRIGHT ASSOCIAÇÃO VIDA PARA ÁFRICA 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.