Ligue para nós: +55 11 96438-6789

Email: contato@vida-africa.org

Escolinha Comunitária Louvai a Deus

Esta escolinha foi a primeira que visitamos, dois dias depois de nossa chegada a Moçambique em março de 2006. Estava localizada numa zona muito pobre na periferia da Matola, município de Maputo. O acesso era bastante difícil e só podia ser feito a pé, porque toda a região era composta por um amontoado de casebres que se espalhavam por vielas e becos onde era impossível transitar um carro.

 

A única sala que havia era escura e abafada. Uma construção baixa, sem reboque, coberta com chapas de zinco já bem enferrujado, sem janelas e com uma pequena porta de ferro por onde não entrava ventilação alguma, apenas o ar quente e sufocante do verão africano. As crianças sentavam-se sobre algumas velhas esteiras que cobriam o chão de cimento.

 

A tentativa de prestar atenção ao que a professora ensinava era frustrada devido ao desconforto e ao calor que tornavam aquele objetivo bem difícil de ser alcançado.

 

À semelhança do que acontece na maioria das escolinhas comunitárias, as crianças que frequentavam aquele local eram muito carentes e também havia muitos órfãos entre eles.

 

Uma reforma urgente era necessária. A primeira coisa que fizemos foi levantar mais as paredes, para que a cobertura pudesse ficar mais alta evitando o aquecimento excessivo no ambiente. Abrimos amplas janelas nas paredes que permitiram mais luminosidade e rebocamos as paredes por dentro e por fora. As chapas de zinco enferrujadas foram substituídas por outras novas e com o auxílio de algumas chapas transparentes, o ambiente ganhou mais luminosidade.

 

Ficou tudo muito bom. O cimento esburacado do chão foi substituído por lajotas de cerâmica. Logo chegaram mais doações e mandamos fazer carteiras escolares que substituíram as velhas esteiras. As paredes depois de rebocadas foram pintadas por dentro e por fora, e o ambiente foi ganhando características muito agradáveis, o que trouxe mais conforto e alegria para seus pequenos usuários.

 

A pintura das paredes foi uma doação feita por alunos de uma escola sul africana situada nas proximidades, que vieram doar sua criatividade e habilidade para tornar aquele ambiente mais agradável para as crianças. Tantas mãos trabalhando juntas cooperaram para o bem daquela comunidade, que ganhou uma escolinha muito bonita e um lugar onde as crianças puderam finalmente ter melhores condições de aprender.

 

Com amor, unidade e cooperação podemos chegar cada dia mais longe.

Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável. Isaías 58:12

FALE CONOSCO

Se precisar de alguma informação, não hesite em nos contatar

Endereço: Av. 30 de janeiro, 52/B – Cidade da Matola/ Matola, Maputo

Telefone: 11 96438-6789

ASSINATURA DE EMAIL MKT

Mantenha-se atualizado de nossas atividades, projetos e desafios

Cadastrando email…

Tente novamente.

Email cadastrado com sucesso!

Outros meios de contato

COPYRIGHT ASSOCIAÇÃO VIDA PARA ÁFRICA 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.