Ligue para nós: +55 11 96438-6789

Email: contato@vida-africa.org

Treinamento de Educadores

Treinar educadores tem sido um dos nossos maiores desafios desde que chegamos aqui, pois a falta de formação dos educadores é o maior obstáculo para que as crianças recebam uma educação de qualidade.

 

O primeiro treinamento aconteceu em janeiro de 2007 onde cerca de 40 pessoas estiveram presentes. Desde então temos treinado dezenas de educadores a cada novo início de ano. Hoje em dia temos uma média de 120 educadores participando dos treinamentos, que já estão sendo realizados em quatro províncias do país, Maputo, Gaza, Nampula e Tete.

O treinamento consiste em formar e capacitar os educadores de modo que consigam seguir a metodologia correta do programa educativo, para dessa forma poder alcançar os objetivos propostos. Como a maioria dos educadores possui um baixo nível de escolaridade, a fluência da linguagem predominante neles não é para o português, e sim para a língua materna. Sendo nosso programa todo produzido em português, muitos têm dificuldade de entender o que estamos ensinando pois não possuem muita fluência neste idioma. Seu vocabulário é muito restrito. Embora tenhamos procurado simplificar bem a maioria dos assuntos tratados nos treinamentos, ainda assim eles são de difícil compreensão para grande parte dos educadores.

 

Durante os treinamentos, entre outras coisas ensinamos a contar histórias, dramatizar, preparar materiais didáticos utilizando embalagens e descartáveis, fazer cartazes decorativos para as salas e criar um ambiente acolhedor e atrativo para as crianças. Vale a pena ressaltar que a maioria das pessoas que vem aos nossos treinamentos nunca utilizou uma tesoura, não possui coordenação motora para desenhar, pintar ou recortar, nunca fez atividades de colagem, nunca brincou com massinha, nunca usou tinta colorida ou canetinhas, enfim, nunca teve a oportunidade de ao menos experimentar os materiais que para nós são tão comuns. Por isso a necessidade de serem ensinados a ensinar. Eles se fazem crianças durante os treinamentos para que possam entender as necessidades que as crianças têm e ao mesmo tempo sentir como as propostas educativas que apresentamos podem agregar competências importantes na vida das crianças.

 

Como o programa educativo do Projeto Vida é baseado em princípios e valores cristãos, é muito importante que os educadores tenham essa mesma visão, uma vez que não podemos ensinar aquilo que não conhecemos. Portanto durante os treinamentos esses valores e princípios que norteiam nossa conduta e nosso trabalho serão apresentados para que sejam conhecidos por cada educador e que os mesmos possam de igual modo, ser transmitidos às crianças.

As crianças assistiam às aulas sentadas sobre velhas esteiras, colocadas debaixo de uma árvore no fundo de um quintal. Quando o tempo esfriava ou chovia, a Prof.ª Teresa acomodava seus pequenos alunos amontoados dentro de um quartinho de caniço, um material local parecido com tirinhas de bambu.

Finalmente entendemos que o treinamento de educadores é fundamental para o sucesso da proposta educativa do Projeto Vida. O educador é o mediador do processo de ensino aprendizagem. Portanto, todo o processo está diretamente ligado aos procedimentos desse educador. Como o objetivo do nosso trabalho é auxiliar no desenvolvimento de bons comportamentos e na aquisição de valores e de um caráter correto na criança, isso deve começar pelos educadores, uma vez que eles são o referencial e o modelo da criança. Eis a razão porque acreditamos ser este um grande desafio para nós. A transformação do caráter de uma criança só vai ser verdadeiramente possível quando tivermos educadores realmente comprometidos com nosso programa e transformados. A mudança tem que começar por cada um de nós.

Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável. Isaías 58:12

FALE CONOSCO

Se precisar de alguma informação, não hesite em nos contatar

Endereço: Av. 30 de janeiro, 52/B – Cidade da Matola/ Matola, Maputo

Telefone: 11 96438-6789

ASSINATURA DE EMAIL MKT

Mantenha-se atualizado de nossas atividades, projetos e desafios

Cadastrando email…

Tente novamente.

Email cadastrado com sucesso!

Outros meios de contato

COPYRIGHT ASSOCIAÇÃO VIDA PARA ÁFRICA 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.