Ligue para nós: +55 11 96438-6789

Email: contato@vida-africa.org

Tsalala

Esta escolinha tem sido um grande desafio para nós do Projeto Vida.

 

Conhecemos as professoras Glória e Gilda em 2007. Elas se tornaram pessoas muito especiais para nós porque são um exemplo de disposição e perseverança.

 

O bairro de Tsalala é uma zona residencial muito bem organizada, com ruas largas e lotes de terrenos bem divididos, onde a população constrói suas residências de forma ordenada, e não como muitos bairros que se formaram desordenadamente, com as casas sendo amontoadas umas ao lado das outras, num emaranhado de ruelas, sem nenhuma estrutura ou condição adequada para que seus moradores possam desfrutar de alguma privacidade.

 

A escolinha de Tsalala fica num terreno muito bom para os padrões locais. As instalações começaram a ser construídas anos atrás, para o que seria uma congregação de uma igreja evangélica da região.

 

Paredes foram erguidas em bloco, sem nenhuma coluna de sustentação, como em geral são feitas as construções para baratear os custos. Mas assim como começou, continua até hoje. Sem janelas, sem teto, sem piso, sem nada. Apenas paredes levantadas. Há muito pouco tempo foram colocadas duas portas de ferro, e fechados com blocos os locais onde deveriam estar as janelas. Mais nada.

 

Neste espaço, funciona a escolinha de Tsalala. Cerca de 100 crianças todos os anos se amontoam sobre esteiras, para aprender com Glória a Gilda, e para desenhar e colorir as atividades dos livros do Projeto Vida, para o Maternal, Jardim e Pré-escola.

 

Mesmo com dificuldades, tendo que carregar todos os dias as esteiras, os livros e a lousa para serem guardados numa casa vizinha, as professoras continuam seu trabalho. E são tão eficientes que a escolinha todos os anos tem lista de espera, onde os pais disputam uma vaga para que seus pequeninos possam estudar.

 

Quando faz muito sol, os pequenos se escondem debaixo de uma lona comprada com as economias das professoras. Quando chove, as aulas ficam automaticamente suspensas. Quando esfria, fica muito difícil dar aulas, mas elas persistem trabalhando com os alunos que aparecem.

 

Temos um grande desejo, que é o de poder terminar a construção da escolinha. Colocar o telhado, o piso, as janelas, pintar, decorar as paredes, fazer daquele local um local onde as crianças tenham prazer de estar, um local que seja digno delas. Isso é o mínimo que elas merecem.

 

Já pudemos fazer isso em outros locais, como na Louvai a Deus, na Adonai, em Bedene, agora nosso alvo é transformar Tsalala num local bonito e agradável.

 

O Senhor conhece o desejo do nosso coração, e creio que em pouco tempo, poderemos concretizar esse sonho, porque não existem impossíveis para Deus.

Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável. Isaías 58:12

FALE CONOSCO

Se precisar de alguma informação, não hesite em nos contatar

Endereço: Av. 30 de janeiro, 52/B – Cidade da Matola/ Matola, Maputo

Telefone: 11 96438-6789

ASSINATURA DE EMAIL MKT

Mantenha-se atualizado de nossas atividades, projetos e desafios

Cadastrando email…

Tente novamente.

Email cadastrado com sucesso!

Outros meios de contato

COPYRIGHT ASSOCIAÇÃO VIDA PARA ÁFRICA 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.